Myers Briggs Type Indicator®
MBTI®
Milton Augusto Galvão Zen



ENFJ


ÍNDICE DE CLAREZA DE PREFERÊNCIA(ICP)
E – Extroversão: Muito Clara
N – lntuição: Clara
F - Sentimento: Leve
J - Julgamento: Moderado


SUMÁRIO

Prestativos, responsáveis, bastante preocupados com o que os outros pensam e querem. Tendem sempre a respeitar os sentimentos dos outros. Podem apresentar propostas e liderar uma discussão em grupo com bastante tato e habilidade. . .São sociáveis, populares e complacentes. Reagem facilmente a elogios e a críticas. Gostam de facilitar as coisas para as pessoas, ajudando-as a atingir o seu potencial.

O RETRATO DO ENFJ

Você tende a ser um extraordinário líder de grupo tanto em grupos de tarefas rotineiras como em grupos de desenvolvimento de projetos. Tem a charmosa característica de acreditar que, com toda certeza, será seguido, não duvidando de que as pessoas desejarão fazer o que você sugere. E com maior freqüência, é seguido, pois tem realmente um carisma raro. Dá muito valor a cooperação dos outros e está sempre disposto a dar a sua própria.

Coloca as pessoas como sendo da maior importância e prioridade. Como resultado, você pode acabar se achando responsável pelos sentimentos dos outros a uma extensão que poderá acabar colocando um fardo em alguns relacionamentos.

Você passa carinho, interesse e disposição de se envolver. Assim, as pessoas tendem a buscar você para se abastecerem e se apoiarem. Algumas vezes, entretanto, esse tipo de demanda pode pressionar você, que nesta altura poderá achar que não tem tanto talento para suportar. Parece não ser capaz de evitar essas demandas, mesmo quando elas se tornam inadequadas. Ou, se forçado a deixar passar o problema pela simples falta de disponibilidade de tempo ou energia. Tende a experimentar um sentimento de culpa fora de proporção.

Assim, você tende a ser especialmente vulnerável à idealização de relacionamentos interpessoais elevando-os a planos que raramente podem se sustentar nas realidades da natureza humana. Por causa dessa tendência de desejar relacionamentos interpessoais ao ponto ideal, você pode, sem querer, sufocar os outros e acreditar que não pode corresponder à altura. O fato é que você deve ser incrivelmente tolerante com os outros, raramente critico e sempre confiável.

Quando acontece de você descobrir que as suas posições ou crenças não são compreendidas ou aceitas, fica surpreso, desconcertado e, às vezes magoado. Felizmente, isto não acontece com freqüência, pois você tem uma extraordinária fluência de linguagem, especialmente na oratória. Prefere a linguagem face a face, ao invés de se comunicar por escrito. É fluente, por isso, em grupos, não tem qualquer hesitação em se abrir, independente de quão grande ou pequeno seja o grupo.

Você deve ter uma habilidade incomum de se relacionar com os outros pela empatia, tomando para si as características, as emoções e as crenças dos outros. Isto é positivo, porém, pode representar um perigo, pois inconscientemente, você pode se superidentificar com os outros e assumir as suas cargas como se fossem suas. Neste processo, pode estar arriscando o seu próprio senso de identidade.

Costuma preocupar-se com os problemas daqueles mais próximos, podendo se envolver profundamente também com os problemas daqueles não muito próximos, ficando exaurido emocionalmente.

Você faz bem em seguir a sua intuição, pois ela tende a ser muita bem desenvolvida. Decisões tomadas perante uma base de lógica podem não ser tão sólidas, portanto checar com pessoas com uma forte tendência lógica é recomendável para você. Geralmente você deve saber o que prefere e pode ver as outras pessoas com extrema clareza. Raramente você erra sobre as motivações dos outros, veladas ou não.

Tende a ser socialmente correto e se constitui em excelente companheiro e cônjuge. É devotado aos filhos, não tendendo a ser dominador nem com eles nem com o cônjuge. De fato, você tem um gênio tão bom, que pode ser vítima de um cônjuge que se torne cada vez mais exigente. Sempre tenta agradar e se sente pessoalmente responsável quando a sua vida familiar não vai bem.

Incansável em seus esforços para que dê tudo certo, pode contribuir para isso, generosamente com sua disponibilidade financeira, com o seu tempo e com a sua energia. Essa dedicação geralmente existe, porém lado a lado com o sonho de perfeito relacionamento. Assim, você deve ter ânsia pelo ideal, que por vezes resulta numa vaga insatisfação com qualquer coisa que se interponha aos relacionamentos.

Esse desejo pelo perfeito, passa também pela carreira. Você é adepto do verbal, podendo contribuir em elevado grau, ao lidar com pessoas, pelicularmente face a face. Pode ser terapeuta de superior capacidade, professor universitário, excelente executivo e vendedor. As áreas que não permitiriam a utilização dos seus talentos interativos deveriam ser evitadas. Ao contrário, todas as ocupações pessoa a pessoa, em que contatos pessoais estão envolvidos, capitalizam a sua personalidade.

Você gosta de ter as coisas estabelecidas e organizadas. Prefere planejar com antecedência, tanto os compromissos de trabalho, quanto os compromissos sociais e tende a ser absolutamente confiável em honrar esses compromissos. Sente-se muito à vontade em situações complexas que exijam a manipulação de muitos dados. Ao mesmo tempo, pode lidar com pessoas com muito charme e interesse.

Geralmente é popular onde quer que esteja. A sua habilidade em se sentir confortável liderando ou seguindo, torna fácil “dar a volta por cima”, seja qual for a situação. Como líder, pode propiciar sem limites, atividades voltadas para o entrosamento das pessoas.